sexta-feira, 30 de julho de 2010

Flexibilidade - nódulos de tensão ou "triggers points" o que são e como podemos extinguí-los?

O que são, como surgem e em como afetam a flexibilidade?
Não raro encontramos nódulos de tensão ou "triggers points", principalmente nos grupos musculares da região posterior do corpo, podendo também se manisfestar em regiões musculares anteriores. Com diâmetro reduzido de até 5 mm, normalmente são rígidos, podendo ser latentes com ausência de dor ou ativos doloridos quando palpados. Podem se apresentar em indivíduos de ambos os sexos com maior incidência em pessoas de 30 a 50 anos de idade.
Alguns estudos mostram possíveis causas que podem levar ao surgimento dos nódulos de tensão ou ativá-los quando etiverem em estado latente:
· Quando se realiza prática de atividades físicas negligenciando a prática de exercícios de alongamento prévio ou principalmente posterior à atividade
· Estilo de vida sedentário
· Atividades rotineiras com pouca ou nenhuma variação
· Fadiga constante
· Rigidez muscular tardia e
· Postura inadequada
Os exercicios de alongamento normalmente são dificultados pela presença dos nódulos em decorrência do aumento da tensão na região acometida. Provavelmente devido a vasoconstrição muscular acompanhada de dor, e redução da capacidade de oxigenação muscular, podendo até modificar o nível de contração muscular e seleção e recrutamento das fibras musculares comprometendo a funcionalidade da região.
Como podemos eliminá-los?
Pela experiência prática percebemos que diferentes tipos de manipulação, com massagem ou auto-massagem local ( podendo utilizar bolinhas de squash, tênis ou de fisioterapia manual) e exercícios de alongamento, podem extinguí-los. Devemos ter cautela quanto a pressão empregada na massagem e o sentido adequado dos exercícios de alongamentos.
Melhorando assim a circulação local da região afetada e diminuindo ou até eliminando o estado de rigidez apreesentado no local. Restabelecendo inclusive o padrão funcional normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário