sexta-feira, 30 de julho de 2010

Rodada de Tratamento Corporal

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=101141253&tid=5499793575132701556&start=1

Flexibilidade - nódulos de tensão ou "triggers points" o que são e como podemos extinguí-los?

O que são, como surgem e em como afetam a flexibilidade?
Não raro encontramos nódulos de tensão ou "triggers points", principalmente nos grupos musculares da região posterior do corpo, podendo também se manisfestar em regiões musculares anteriores. Com diâmetro reduzido de até 5 mm, normalmente são rígidos, podendo ser latentes com ausência de dor ou ativos doloridos quando palpados. Podem se apresentar em indivíduos de ambos os sexos com maior incidência em pessoas de 30 a 50 anos de idade.
Alguns estudos mostram possíveis causas que podem levar ao surgimento dos nódulos de tensão ou ativá-los quando etiverem em estado latente:
· Quando se realiza prática de atividades físicas negligenciando a prática de exercícios de alongamento prévio ou principalmente posterior à atividade
· Estilo de vida sedentário
· Atividades rotineiras com pouca ou nenhuma variação
· Fadiga constante
· Rigidez muscular tardia e
· Postura inadequada
Os exercicios de alongamento normalmente são dificultados pela presença dos nódulos em decorrência do aumento da tensão na região acometida. Provavelmente devido a vasoconstrição muscular acompanhada de dor, e redução da capacidade de oxigenação muscular, podendo até modificar o nível de contração muscular e seleção e recrutamento das fibras musculares comprometendo a funcionalidade da região.
Como podemos eliminá-los?
Pela experiência prática percebemos que diferentes tipos de manipulação, com massagem ou auto-massagem local ( podendo utilizar bolinhas de squash, tênis ou de fisioterapia manual) e exercícios de alongamento, podem extinguí-los. Devemos ter cautela quanto a pressão empregada na massagem e o sentido adequado dos exercícios de alongamentos.
Melhorando assim a circulação local da região afetada e diminuindo ou até eliminando o estado de rigidez apreesentado no local. Restabelecendo inclusive o padrão funcional normal.

sexta-feira, 23 de julho de 2010


A massagem com pedras quentes é uma terapia de ação profunda que utiliza a força da Natureza para equilibrar os chacras, possibilitando a saúde do corpo, da mente e do espírito.
O trabalho coloca pedras previamente aquecidas em água quente em contato suave com pontos energéticos do corpo, melhorando o fluxo de energia vital e trazendo grande bem estar.
A massagem aquece também os músculos e promove um grande relaxamento, aliviando tensões, cólicas e dores musculares persistentes.
Trata-se de ótima auxiliar no combate ao estresse.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dicas de Saúde

DORES DE CABEÇA
Você não gosta de ficar tomando remédios quando sente dor de cabeça. Experimente uma opção natural. Mais se persistirem os sintomas, procure um médico.

- 1 copo de água de coco;
- 1 colher de sopa de gengibre em pó.

Beba ao sentir os primeiros sinais de dor. Quem sempre tem enxaqueca pode tomar 1 copo a cada 3 dias.


DOR DE ESTOMAGO
Prepare um chá de ervas de espinheira-santa com camomila. Para cada meio litro de água, adicione 1 colher de sopa de espinheira e ferva com 2 saquinhos de chá de camomila por 5 minutos. Abafe por 10 minutos. Tome morno.

Atenção: Se persistirem os sintomas, procure um médico.



GASES
Beba chá de alecrim com erva-doce. Para cada 1/2 litro de água, ponha 1 colher de sopa de cada tempero seco, ferva por 5 minutos e deixe abafar por mais 10 minutos.

Atenção: E importante sempre consultar um médico



LAXANTE
Cansada de ficar dias sem ir no banheiro? Existe um opção natural. Mais se persistirem os sintomas, procure um médico.

- 1 litro de água;
- 1 colher de raspas de gengibre;
- 1 canela em pau;
- 1 cravo.

Faça o chá e beba morno.



RESSACA
Beba um chá de ervas de carqueja com picão. Para cada meio litro de água, junte 1 colher de sopa de carqueja e 1 colher de sopa de picão e ferva por 5 minutos. Abafe por 10 minutos e depois coe.

Atenção: Se persistirem os sintomas, procure um médico.

Difusor de Ambiente para o seu ambiente


QUER DEIXAR SEU AMBIENTE COM UM PERFUME AGRADÁVEL E RELAXANTE?

Aromatizador de ambiente com varetas. Garrafa de vidro com tampa de rolha 100ml com 5 varetas e garrafas de spray com 120 e 200ml.

Essências: * Erva Doce, * Capim Limão, * Broto de Bambu, * Erva Cidreira, * Morango com champanhe, * Flor de laranjeira, * * Baunilha, * Lavanda, * Alfazema, * Canela, * Maçã Verde, * Algas, * Camomila, * Celêndula, entre outras.

INFANTIS: * Mamãe e bebê, * Talco, * Algodão.

Acompanha saco de celofane e fita de cetim.

Faça sua encomenda com antecedência, anna.fisio@hotmail.com

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Celulite: Vários fatores podem causar a tão indesejada celulite.
Alterações hormonais, retenção de líquidos, alimentação inadequada, hereditariedade, vida sedentária, anticoncepcional, estresse, má circulação.

Algumas dicas de alimentação podem ajudar:
•Diminuição de sal (sal adicional, enlatados, etc., causam retenção de líquidos e edemas);
•Diminuição de alimentos gordurosos e frituras (gordura localizada e toxinas);
•Aumento de líquidos (água e chás desintoxicantes);
•Aumento de fibras na alimentação;
•Cigarro, álcool, cafeína, refrigerantes são vasoconstritores e diminuem o calibre das artérias, dificultando a circulação;

Alguns cuidados para combate-las:
•Troca de hábitos alimentares;
•Dieta desintoxicante (1x/semana);
•Evitar o uso de roupas apertadas;
•Práticas de exercícios regulares
•Drenagem Linfática